COMO EU GOSTO DE APRENDER? CONTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS DE NUTRIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE GRADUAÇÃO, SÃO PAULO.

Autores

  • Lara Luíza Santiago Telles Acadêmicas do último ano do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor
  • Daniela Maria Alves Chaud Nutricionistas, Professoras do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor
  • Edeli Simioni de Abreu Nutricionistas, Professoras do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor
  • Juliana Masami Morimoto Nutricionistas, Professoras do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor

Palavras-chave:

Métodos de aprendizagem, preferências, ensino

Resumo

Na formação universitária a preocupação do professor deve voltar-se para a formação do profissional cidadão, competente técnica e cientificamente, reflexivo, ativo, independente, criativo, pensador crítico, cooperativo, capaz de avaliar progressos, com boa capacidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal e hábitos e técnicas para continuar aprendendo. Nessa busca, são necessários métodos de aprendizagem eficazes. Considerandose tais premissas, este trabalho objetivou investigar metodologias de ensino que os alunos de graduação em Nutrição têm como preferência no curso de nutrição de uma universidade confessional do município de São Paulo. A avaliação foi realizada com um questionário no qual os alunos classificaram de 1 a 5, sendo a nota 1 a de maior preferência, os métodos mais presentes nos programas disciplinares. As preferências mais frequentes foram as aulas práticas, a resolução de exercícios em sala, palestrantes convidados e as discussões temáticas em sala, além destes, houve outras metodologias de ensino com percentual de aceitação alto, como as aulas expositivas dialogadas e os estudos de caso em sala. Esses resultados servirão de subsídios para a reflexão e atualização do Projeto Político-Pedagógico de Curso de Nutrição e suscitam a importância da contribuição dos alunos em sua construção.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 5, de 07/11/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília: Câmara de Educação Superior; 2001.

CAMPONOGARA, C. et al. O espaço do diálogo na pesquisa em enfermagem: relato de experiência sobre a fase da coleta de dados. Texto & Contexto – Enfermagem, v.16, n.4, s/p, 2007.

CLARK, O.A.C.; CASTRO, A.A. A pesquisa. Pesqui. Odontol. Bras., v.17, supl 1, p.67-69, 2003.

COSTA, N.M.S.C. Formação pedagógica de professores de nutrição: uma omissão consentida? Rev. Nutr., v.22, n.1, p.97-104, 2009.

MALTAGLIATI, L.A.; GOLDENBERG, P. O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual. Saúde Soc., v.20, n.2, p.436-447, 2011.

RODRIGUES, K.M.; PERES, F.; WAISSMANN, W. Condições de trabalho e perfil profissional dos nutricionistas egressos da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, entre 1994 e 2001. Ciênc. saúde coletiva, v.12, n.4, p.1021-1031, 2007.

RUBEM ALVES. Entrevista a personagens. O papel do professor. Disponível em <http://revista.brasil.gov.br/personagens/rubem-alves/entrevista/o-papel-do-professor> Acesso em 01 de junho de 2012.

SILVA, R.H.A.; MIGUEL, S.S.; TEIXEIRA, L.S. Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Trab. Educ. Saúde, v.9, n.1, p.77-93, 2011.

SOARES, N.T.; AGUIAR, A.C. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de nutrição: avanços, lacunas, ambiguidades e perspectivas. Rev. Nutr., v.23, n.5, p.895-905, 2010.

VASCONCELOS, F.A.G.; CALADO, C.L.A. Profissão nutricionista: 70 anos de história no Brasil. Rev. Nutr., v.24, n.4, p.605-617, 2011.

ZANCAN, G.T. Educação científica uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1, p.3-7, 2000

Downloads

Publicado

2025-11-13