Representações sobre Formação Educacional e Políticas de Saúde por Profissionais Atuantes em Serviços Substitutivos de Saúde Mental
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Resumo
A implantação das diretrizes da Reforma Psiquiátrica Brasileira traz consigo novas demandas para o sistema de atendimento em Saúde Mental. Este estudo teve como objetivo investigar representações de profissionais de serviços substitutivos acerca de sua prática assistencial, dentre as quais enfocamos concepções a respeito de sua formação educacional e das políticas de saúde. Adotando abordagem qualitativa, a pesquisa teve a participação de quinze sujeitos, que foram ouvidos em entrevistas semi-estruturadas. Da análise das entrevistas, identificamos os temas Formação Educacional e Políticas de Saúde, que são aqui apresentados e discutidos. Foram identificadas lacunas na formação educacional e na condução das políticas de saúde, no que tange à preparação e fornecimento de subsídios para a efetivação dos processos de reabilitação psicossocial preconizados pela Reforma Psiquiátrica.