A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PENSAMENTO TEÓRICO

Conteúdo do artigo principal

Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Resumo

O objetivo deste texto é sistematizar algumas contribuições da psicologia históricocultural à investigação sobre a formação do pensamento teórico no âmbito da educação escolar. Tomaremos como ponto de partida, mas também como questões para a estruturação do texto, as seguintes perguntas: Por que defender a escola como local privilegiado de formação do pensamento teórico?; Como se forma o pensamento teórico?; Como investigar sua formação?
O tema da formação de conceitos é central em Vigotski, e o autor debruça-se sobre a relação entre conceitos espontâneos e científicos, em sua clássica obra “A construção do pensamento e da linguagem” (2001). Davidov (1988), dando continuidade aos estudos vigotskianos, traz contribuições fundamentais à compreensão da formação do pensamento teórico, cujo conteúdo é a existência mediatizada, refletida, essencial, que reproduz as formas universais das coisas.
Para estudar o desenvolvimento dessa forma de pensamento, Davidov propõe a organização do que chama de experimento formativo, que é a criação de experimentos de ensino com o objetivo de acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. No Brasil, temos desenvolvido pesquisas sobre a formação do pensamento conceitual, tomando a Atividade Orientadora de Ensino (MOURA et al., 2010) como princípio metodológico. Pretendemos elucidar essas discussões no presente capítulo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos