PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Raquel Sanzovo Pires de Campos

Resumo

Ao longo da minha trajetória profissional, inúmeras foram as motivações que levaram ao desenvolvimento da pesquisa que relato nesse evento, que é fruto de minha tese de doutorado “A Pedagogia Histórico-crítica e prática docente de ensino de Biologia, desenvolvida em 2017 (CAMPOS, 2017).
A primeira motivação, trata-se do constante vínculo teórico com a Pedagogia históricocrítica e a participação do Grupo de pesquisa “Formação e ação de professores de ciências e de educadores ambientais” conduzido pelo Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz e pela Profa. Dra. Luciana Maria Lunardi Campos, que também orientou e apoiou todo o desenvolvimento desse trabalho.
Um segundo ponto de motivação, é claro, trata da própria formação teórica adquirida nesse percurso, como licenciada em Ciências Biológicas, pedagoga e mestre em Educação para a Ciência e, na atuação como professora, na prática diária em sala de aula.
Todos esses pontos convergem para o que posso considerar como ponto chave de motivação: as incongruências observadas entre a teoria proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o construtivismo, e a realidade do meu alunato.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos