NOVO CORONAVÍRUS SARS-COV-2 E O AGRAVAMENTO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR EM PAÍSES AFRICANOS COM HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS E DE CONFLITOS ARMADOS

Conteúdo do artigo principal

Maitu Abibo Buanango
Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira
Maria Rita Marques de Oliveira

Resumo

Em tempos de crise, uma das áreas fortemente afetada tem sido a alimentação, como consequência direta dos estragos causados na agricultura familiar e por conseguinte na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). As mudanças climáticas, por sua vez originam crises generalizadas, que pelo seu impacto na humanidade, e sobretudo, na SAN, propiciam crises humanitárias complexas, agravando-se a fome. O conflito militar impõe dificuldades no acesso aos alimentos e na produção.
Este estudo teve como objetivo descrever criticamente o panorama das mudanças climáticas e conflitos armados em África, relacionando-os à pandemia da COVID-19 como fator de agravamento da situação de insegurança alimentar em países africanos. Foi realizado um estudo de revisão de literatura em várias bases de dados, periódicos e portais para o efeito, com destaque para Google Académico, Portais CAPES e governamentais. Os resultados apontam para mudanças climáticas, como sendo multicausais, e constituem fator de risco para a agricultura e SAN, nos países africanos, caracterizadas por destruição de culturas e a diminuição da disponibilidade de alimentos. Os conflitos armados dificultam a produção e distribuição de alimentos, sobretudo, para as pessoas afetadas.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos