NOVO CORONAVÍRUS SARS-COV-2 E O AGRAVAMENTO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR EM PAÍSES AFRICANOS COM HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS E DE CONFLITOS ARMADOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em tempos de crise, uma das áreas fortemente afetada tem sido a alimentação, como consequência direta dos estragos causados na agricultura familiar e por conseguinte na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). As mudanças climáticas, por sua vez originam crises generalizadas, que pelo seu impacto na humanidade, e sobretudo, na SAN, propiciam crises humanitárias complexas, agravando-se a fome. O conflito militar impõe dificuldades no acesso aos alimentos e na produção.
Este estudo teve como objetivo descrever criticamente o panorama das mudanças climáticas e conflitos armados em África, relacionando-os à pandemia da COVID-19 como fator de agravamento da situação de insegurança alimentar em países africanos. Foi realizado um estudo de revisão de literatura em várias bases de dados, periódicos e portais para o efeito, com destaque para Google Académico, Portais CAPES e governamentais. Os resultados apontam para mudanças climáticas, como sendo multicausais, e constituem fator de risco para a agricultura e SAN, nos países africanos, caracterizadas por destruição de culturas e a diminuição da disponibilidade de alimentos. Os conflitos armados dificultam a produção e distribuição de alimentos, sobretudo, para as pessoas afetadas.