A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) “FLORÍPES SILVEIRA DE SOUZA”
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Resumo
Este trabalho é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2005 e 2006 na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Florípes Silveira de Souza”, no município de Bauru sobre o Projeto Político-Pedagógico cujos objetivos foram: identificar no plano teórico os elementos que constituem o Projeto Político-Pedagógico para a orientação e construção do referido Projeto na unidade escolar; observar e identificar com a equipe da Emei “Florípes Silveira de Souza” as concepções, papéis, mecanismos atribuídos e empregados na elaboração do Projeto Político-Pedagógico; resgatar a ação intencional de planejar e a potencialidade do coletivo; gerar o fortalecimento do grupo e sua unidade aumentando o grau de realização profissional dos membros da comunidade escolar; contribuir na formação continuada em serviço dos profissionais na elaboração do Projeto Político-Pedagógico. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois enquanto pesquisadora e ao mesmo tempo diretora da
referida escola, estabeleceu-se contato integral com o grupo pesquisado, coletando informações sobre os profissionais e também sobre o cotidiano escolar, a rotina dos alunos e dos professores. O recurso metodológico utilizado proporcionou um mergulho na realidade estudada e acionou a participação dos sujeitos na problemática das situações vivenciadas. Do
ponto de vista teórico, discorreu-se sobre os princípios da Gestão Democrática e da Autonomia da Escola, ao mesmo tempo em que se discutiu as bases legais da educação infantil em nível nacional e no município de Bauru. O resultado desta pesquisa encontra-se expresso através do documento oficial “Projeto Político-Pedagógico da Emei Florípes Silveira de Souza”. Por tratar-se de uma pesquisa inédita na Rede Municipal de Educação de Bauru, acredita-se na sua contribuição aos educadores, não apenas desse município, mas a todos os envolvidos nas questões político-pedagógicas da educação infantil.