A RESPIRAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A AUTORREGULAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA EM CRIANÇAS: UMA INTRODUÇÃO À PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

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Marina Zuanazzi Cruz
Alfredo Pereira Júnior

Resumo

Resumo O aprendizado de habilidades de autorregulação é fundamental para um adequado desenvolvimento neurobiológico e psicossocial na infância. Neste estudo, investigamos a respiração, considerada um recurso fundamental em muitas práticas de meditação, como ferramenta para promover a autorregulação em crianças em idade pré-escolar. A modulação respiratória tem sido utilizada como técnica na promoção da regulação psicofisiológica, devido à sua ação benéfica sobre o funcionamento do sistema nervoso autônomo (SNA), ao seu importante papel na regulação do metabolismo e por promover o alinhamento de sistemas oscilatórios do corpo. Este estudo tem como objetivos rever as bases psicofisiológicas da respiração, sua interação com processos cognitivos e emocionais, e avaliar a capacidade de aprendizagem de uma técnica de respiração em crianças pré-escolares, visando apoiar o desenvolvimento de estratégias educacionais e programas de intervenção em saúde que adotem práticas de meditação como método para promover a autorregulação psicofisiológica em crianças.

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