AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS E FATORES DE MOTIVAÇÃO DE COMPRA DE ÁGUAS MINERAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Alisson Diego Machado
Daniele Lima da Cruz
Dorotéia Dela Libera
Edilene Vitorino Olivon
Ester Lima Araújo
Luana Romão Nogueira
Andrea Carvalheiro Guerra Matias

Resumo

Em busca de águas de qualidade surgiram as águas minerais, a principio com objetivos medicinais. Nos últimos trinta anos o consumo de água mineral aumentou de 0,3 kg para 18,5 kg per capita ao ano, explicado pelo procura por um estilo de vida mais saudável. Este trabalho objetivou avaliar as águas minerais comercializadas no varejo do município de São Paulo segundo as premissas das legislações vigentes, e levantar junto aos consumidores os critérios de compra. Foram avaliados rótulos de águas minerais disponíveis no comércio varejista, através de uma lista de verificações baseadas nas legislações, bem como compatibilidade das informações do rótulo e websites. Paralelamente, foi realizada entrevista junto a consumidores para avaliar os fatores decisórios de compra. Os produtos estão de acordo com a maioria dos itens previstos em legislação. Do total, 90% dos produtos apresentaram informações discretamente diferentes no rótulo e website. A maioria das águas (80%) é classificada como fluoretada, e metade não informa a tipo de gás de sua fonte. Os consumidores declaram comprar água mineral por considerá-la de melhor qualidade em relação à água de abastecimento, e como fator decisivo para a compra o preço.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos