AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Bianca Camila Bravo
Daniela Maria Alves Chaud
Edeli Simioni de Abreu

Resumo

Objetivo: Avaliar o tipo de motivação acadêmica de universitários do Curso de Nutrição de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Justificativa: Um importante ponto a ser destacado é o referente ao perfil do estudante do ensino superior. Com frequência a escolha por um curso se dá pelo valor social que ele representa, pelo status profissional, pelo retorno financeiro, pela concorrência e pela viabilidade do estudo/trabalho. Procedimento: Trata–se de um estudo de delineamento transversal, realizado em uma universidade privada da cidade de São Paulo. Foi aplicado na amostra um instrumento de coleta de dados, do tipo questionário, composto por perguntas de caracterização pessoal do universitário e questões referentes à avaliação da motivação através da Escala de Motivação Acadêmica. Resultados: A amostra foi constituída por 42 participantes, dos quais 40 eram mulheres. O tipo de motivação acadêmica prevalente dentre os universitários do Curso de Nutrição que participaram do presente estudo foi a motivação intrínseca (atividades com um fim em si mesmas) mais desejável de comportamento autônomo. Não se encontrou nenhum tipo de desmotivação. Conclusão: Conhecer os universitários brasileiros e seus estilos de regulação do comportamento é um passo importante para que se possa intervir no ambiente educacional e tornar os jovens autônomos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos