CONTRIBUIÇÕES DA ONTOLOGIA MARXISTA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS

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Lucas André Teixeira

Resumo

Partindo do pressuposto que a educação ambiental e a educação em ciências possuem aproximações e distinções que as caracterizam como áreas de pesquisa, o estudo se propõe a abordar as contribuições da ontologia marxista para a pesquisa nas referidas áreas. O texto é resultado dos estudos iniciais da obra lukatiana e apresenta uma discussão teórico-metodológica em torno do eixo norteador radicado na categoria ontologia do ser social. Com efeito, foi realizada uma breve configuração dessas áreas de pesquisa a fim de apontar alguns desafios que se colocam para o avanço de uma concepção de mundo superadora do modo de produção capitalista na formação de sujeitos na educação escolar. Ambas as áreas apresentam aproximações em relação à necessidade de aprofundamento da crítica ancorada no método materialista histórico e dialético, embora apresentem importantes indicativos de apropriação da pedagogia histórico-crítica na pesquisa e na educação escolar. Entretanto, há de se destacar a quase ausência de uma ontologia marxista que, para além do conhecimento objetivo, postule uma práxis educativa de posicionamento crítico e revolucionário do pesquisador e da pesquisa perante as mazelas humanas decorrentes da propriedade dos meios de produção, do conhecimento científico e da própria natureza.

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