MUSEUS DE CIÊNCIA: DO RECONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

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Rafaela Lopes Falaschi
Renato Soares Capellari
Sarah Siqueira Oliveira

Resumen

Anunciado como “Ano Internacional da Biodiversidade” pela UNESCO, 2010 foi marcado por uma intensa movimentação no mundo acadêmico com relação aos assuntos ligados à biodiversidade, especialmente sua conservação. Em meados deste mesmo ano, no Brasil, o estudo da biodiversidade sofreu um forte abalo com o incêndio e perda de mais de 70 mil exemplares do acervo científico no Instituto Butantan, São Paulo. Acontecimentos como este instigam a refletir e reavaliar meios e investimentos destinados à identificação e catalogação de espécies, muitas das quais ainda desconhecidas nos seus aspectos biológicos e ecológicos, e a natureza das informações que chegam ao público em geral sobre o papel fulcral dos sistematas e dos acervos científicos para os estudos e conhecimento da biodiversidade. Destacamos, neste caso, o espaço fecundo que representam os museus de ciência para estabelecimento do diálogo necessário e contínuo entre a sociedade acadêmica e público, para desenvolvimento de pensamento crítico e posicionamento consciente das pessoas diante de processos globais.

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Artigos