INTERAÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM SALA DE AULA: perspectiva teórica

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Bianca Reis Fernandes
Angelina Batista

Resumen

Estudar a interação social de crianças, adolescentes e jovens em sala de aula pode favorecer a compreensão das dinâmicas organizadoras dos grupos, possibilitando, assim, não só a condução mais consciente do próprio processo de ensino e aprendizagem, mas também a construção de um relacionamento social mais respeitador dos motivos internos que mobilizam
a organização dos grupos sociais. Conhecer a teoria de J. L. Moreno seria um primeiro passo para o conhecimento dos grupos existentes em sala da aula, pois, para além do grupo-classe, formado quando da composição das salas de aula, há os vários grupos em que se subdivide o grupo inicial. Moreno demonstra como cada indivíduo pode se situar em relação a seus pares
com base na interação social regida pelas leis de atração e repulsa. Para os educadores, conhecer como seus alunos se colocam em relação aos colegas, pode facilitar seu trabalho, uma vez que, conhecidas as leis do grupo e respeitando-as, é possível intervir na socialidade do grupo e levá-lo a um melhor aproveitamento das atividades escolares. Este texto tem como
objetivo principal apresentar a teoria sociométrica de J. L. Moreno e o trabalho por ele desenvolvido, tendo em vista sua importância para a área de Educação, principalmente pela utilização do teste sociométrico, importante instrumento de sociodiagnóstico e revelador das linhas mestras da socialidade dos grupos existentes em sala de aula.

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