COGNIÇÃO, EMOÇÃO E CONSCIÊNCIA: SEGUNDO A ABORDAGEM DE PAUL THAGARD
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Resumen
O campo da Ciência Cognitiva tem apresentado ao longo das últimas décadas amplo desenvolvimento na compreensão e modelagem dos processos mentais. Fundamentados sobre dois princípios, a noção de representação e a analogia entre processos mentais e processos computacionais, a Ciência Cognitiva contemporânea desenvolveu-se visando à superação das dificuldades impostas a abordagem científica dos estados mentais. A primeira delas, a noção de representação, permitiu a formalização dos conteúdos da atividade mental dentro de uma estrutura teórica. A segunda, a modelagem computacional, proporcionou a construção de evidências científicas por meio de analogias entre dados experimentais e modelos computacionais. Entretanto, mesmo considerando todas estas vantagens possibilitadas pela abordagem algumas dificuldades ainda perduram. A maior delas, evidenciada ao longo dos anos, é a explicação ou consideração do papel desempenhado pelas emoções e pela experiência consciente. O desafio é posto da seguinte maneira: tanto nossas emoções, quanto nossas percepções conscientes aparentam desempenhar um papel fundamental em meio a vários processos cognitivos, entretanto, não são levadas em consideração pela abordagem. Desse modo, o presente trabalho buscará apresentar um panorama geral das pesquisas sob o escopo da CRUM, a fim de expandir e suplementar os termos teóricos computacionais, acomodando o papel desempenhado pelas emoções e experiência consciente.