MÉTODO PEDAGÓGICO HISTÓRICO-CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES PARA A DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Contenido principal del artículo
Resumen
Este texto é fruto da minha participação no evento intitulado II Simpósio Materialismo Histórico-Dialético e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, promovido pelos grupos de pesquisa “Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais” e “Educação Ambiental”, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Bauru-SP.
Na oportunidade dessa satisfatória participação, em minha intervenção, abordei a problemática do ensino de Ciências e o método pedagógico histórico-crítico, com ênfase na questão dos conhecidos “cinco passos” constitutivos do método, que possui a prática social como ponto de partida e de chegada do trabalho educativo, e seus momentos intermediários de problematização, instrumentalização e catarse (SAVIANI, 2009)