PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS NA ESCOLA: UM ESTUDO DO DISCURSO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Contenido principal del artículo

Jane Ferreira dos Santos
Maria de Lourdes Spazziani

Resumen

O presente estudo, fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, analisa a contribuição de projetos de Educação Ambiental na construção da consciência e de práticas socioambientais, bem como as perspectivas decorrentes dos mesmos, segundo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola Pública do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto. Os pressupostos teóricos assumidos estão relacionados à perspectiva da Educação Ambiental crítica e emancipatória proposta no Tratado da Educação Ambiental e Responsabilidade Global para Sociedades Sustentáveis (1992). O papel da educação
transformadora se realiza quando a interferência na percepção e na consciência e em sua estrutura promove nos sujeitos uma vigorosa atividade intelectual (formação de conceitos) entrelaçada aos conteúdos afetivos (emoções) e sócio-politicos (novas habilidades para atuar no contexto socioambiental). Adotou-se como metodologia o estudo de caso. Este estudo foi realizado com 108 alunos de uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto, que estão envolvidos em seis projetos em torno do tema ambiental. São eles: Água: Hoje e Sempre; Vamos Cuidar do Brasil; Eu, Você e o Ambiente, ocupação consciente - Herdeiros do Futuro; Lixo Útil - Coleta Seletiva do Lixo; Projeto Nascentes; Educarede – Projeto Protagonismo Juvenil. Os dados foram coletados por meio da observação do pesquisador junto aos alunos quando da realização de ações nos referidos projetos, e também pelo uso de entrevistas e questionários semi-estruturados. Os resultados encontrados demonstram a necessidade de
motivar a percepção e conscientizar quanto à efetivação da tomada de atitude para transformar a realidade ambiental. Os alunos têm uma visão limitada e muito simplificada sobre o tema, enxergando, muitas vezes, apenas a realidade ambiental visual imediata. Por outro lado os projetos em muito contribuíram para demonstrar a necessidade de educação para transformar a realidade ambiental. Constatou-se que a realidade do entorno merece destaque nos trabalhos sobre a Educação Ambiental, podendo ser o ponto inicial para a promoção da melhoria dos espaços socioambientais e de desenvolvimento de temas especialmente implementados para a aplicação educacional. 

Detalles del artículo

Sección
Resumo