MUSEUS DE CIÊNCIA: DO RECONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
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Abstract
Anunciado como “Ano Internacional da Biodiversidade” pela UNESCO, 2010 foi marcado por uma intensa movimentação no mundo acadêmico com relação aos assuntos ligados à biodiversidade, especialmente sua conservação. Em meados deste mesmo ano, no Brasil, o estudo da biodiversidade sofreu um forte abalo com o incêndio e perda de mais de 70 mil exemplares do acervo científico no Instituto Butantan, São Paulo. Acontecimentos como este instigam a refletir e reavaliar meios e investimentos destinados à identificação e catalogação de espécies, muitas das quais ainda desconhecidas nos seus aspectos biológicos e ecológicos, e a natureza das informações que chegam ao público em geral sobre o papel fulcral dos sistematas e dos acervos científicos para os estudos e conhecimento da biodiversidade. Destacamos, neste caso, o espaço fecundo que representam os museus de ciência para estabelecimento do diálogo necessário e contínuo entre a sociedade acadêmica e público, para desenvolvimento de pensamento crítico e posicionamento consciente das pessoas diante de processos globais.