PODE-SE FALAR DE UMA TEORIA DO CONHECIMENTO EM HEGEL?
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Abstract
Embora não exista na obra de Hegel um tratado específico sobre o conhecimento é inegável que o tema é contemplado em seu pensamento. O que é conhecer é respondido por Hegel como o que resulta da relação estabelecida entre o sujeito e o objeto. Esse aspecto não representa nenhuma novidade se comparado com outras abordagens. O que é singular em Hegel é a afirmação da constituição tanto do sujeito quanto do objeto um pelo outro. Assim, o sujeito conhece e se conhece conhecendo o objeto e o objeto, por sua vez, segue o mesmo caminho. Além disso, deve-se notar que na língua alemã há dois termos para objeto, ou seja, Objekt (alvo ou objetivo) e Gegenstand (as coisas, os objetos). O como conhecer é enfatizado por Hegel pela perspectiva do processo dinâmico de identificação e diferenciação entre o sujeito e o objeto. O para quê conhecer remete em Hegel à idéia do bem, pois o que é feito, obedece o que é desejado. Em sua “Ciência da Lógica” Hegel dedica uma seção especial à vida e é aí que o conhecer tem seu lugar por excelência, pois é atividade real intencionada que um sujeito determinado põe e pela qual ele mesmo se põe.