ESTADO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM UMA MISTURA DE ALIMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

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Renata Maria Galvão de Campos Cintra
Sérgio Eduardo Soares
Luiza Cristina Godin Domingues Dias
Mara Silvia Foratto Marconato

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de suplemento com alimentos não convencionais e convencionais de baixo custo, denominado multimistura, sobre o estado nutricional de pré-escolares. Durante 11 semanas, 106 pré-escolares receberam multimistura (15g/dia), sendo indicadores antropométricos e bioquímicos obtidos no início e ao final do
período. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e os responsáveis consentiram na sua realização por meio do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Utilizou-se os índices peso para idade (P/I), peso para altura (P/A), estatura para idade (E/I) e o IMC; e índices bioquímicos: proteínas totais e albumina para avaliação nutricional. Como critério diagnóstico utilizou-se escore Z para E/I,, P/I e P/E, e valores de percentis para IMC. Os resultados iniciais identificaram baixo E/I, P/I e P/E em 6%, 4% e 2% dos pré-escolares, respectivamente. Em 10% das crianças foi observado IMC abaixo do
percentil 5, entretanto 30% apresentaram IMC acima do 85º percentil, evidenciando o excesso de peso na população. Albumina apresentou-se adequada para 100%, e proteína totais para 98% da população. Após o período suplementação, os índices E/I, P/I e P/E foram baixos em 4% , 4% e 2%, respectivamente. Segundo o IMC, houve 13% das crianças com valores abaixo do esperado após a suplementação. As concentrações de proteínas totais ou albumina não foram alteradas significativamente pela suplementação. Os indicadores antropométricos ou bioquímicos não apontam para efeitos benéficos da multimistura no estado nutricional de crianças em fase pré-escolar, ou mesmo mudanças na prevalência de excesso de peso.

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