ADESÃO AO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL E INDICE DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM INDIVÍDUOS QUE REALIZARAM A CIRURGIA BARIÁTRICA COMPARADOS A DOENTES CRÔNICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Analisar a adesão à intervenção nutricional e o índice da alimentação saudável de indivíduos pós-cirurgia bariátrica em relação a doentes crônicos.
Métodos: Participaram do estudo 36 voluntários divididos em dois grupos: grupo 1 - indivíduos pós-cirurgia bariátrica e grupo 2 - indivíduos doentes crônicos. O trabalho foi realizado em um Centro de Qualidade de Vida situado no interior do Estado de São Paulo, em dois períodos do ano de 2004. Analisaram-se a adesão ao aconselhamento nutricional, avaliada pela freqüência às atividades e registro do consumo alimentar de 3 dias, a qualidade da dieta e o peso corporal. Esses dados foram coletados no início e no final de cada período.
Resultados: Em relação à adesão às atividades, o grupo 1 apresentou resultados inferiores ao grupo 2 nos dois períodos (p < 0,001), assim como no registro do consumo alimentar avaliado (p < 0,001). A qualidade da dieta dos dois grupos foi classificada na categoria que necessita de modificações, com evolução positiva significativa do grupo 2 em relação ao início e ao fim do estudo. Não houve alteração de peso corporal em nenhuma das duas fases da intervenção.
Conclusão: Os indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica têm índice de adesão ao aconselhamento nutricional inferior, com pior evolução da qualidade da dieta quando comparados com os indivíduos doentes crônicos. Daí se presume a necessidade de estudos voltados às estratégias de aconselhamento nutricional para essa população.