PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO

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Pedro Neves da Rocha

Resumo

Este relato apresenta um projeto de Educação Ambiental desenvolvido em conjunto por educandos-educadores e educador-educando, ao longo de um semestre letivo, no ano de
2021, no contexto do Ensino Remoto Emergencia e Ensino Híbrido, numa escola particular de nível médio com fins sociais. Assim, o objetivo deste relato de experiência consiste em divulgar uma prática alinhada com uma perspectiva crítica de educação. O projeto, orientado pelas perspectivas da Educação Libertadora, Educação Ambiental Crítica e Metodologia de
Problematização com Arco de Maguerez, culminou na investigação de Temas Geradores em micro e macroescala e produção de materiais educomunicativos, divulgados de maneira digital pelo coletivo. Ao analisar o processo, consideramos que foi possível desenvolver um processo educativo crítico, pautado na dialogicidade e problematização, apesar das adversidades impostas pelo Ensino Remoto e Híbrido, e pela pandemia. Além disso, consideramos que foi
possível promover uma reflexão não apenas dos próprios educandos-educadores e do educadoreducando envolvidos, mas expandi-la e transformá-la em práxis, através da Educomunicação, amplificando seu alcance e poder de transformação da realidade. Consideramos também importante e necessária a experiência de apropriarmo-nos das Tecnologias de Informação e Comunicação – dominadas pelo discurso hegemônico da racionalidade técnico-instrumental e do determinismo tecnológico – de maneira crítica.

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